quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aranha-de-prata (Argiope argentata)

É uma aranha da família dos araneídeos, que apresenta colorações amarela, branca, preta e prateada. A espécie vive em teias geométricas construídas geralmente entre folhas e galhos. Também é conhecida pelo nome de aranha-dos-jardins. A fêmea é muito maior do que o macho.
Quando o macho se aproxima, a fêmea dá-lhe indicação para que se retire erguendo-se na sua teia. Caso o macho consiga aproximar-se da fêmea e acasalar, esta pica-o e envolve-o em seda, como se tratasse de uma presa qualquer que embatesse em sua teia. Por fim, a fêmea leva o macho para a parte da teia e come-o. Mas ao menos dá mais tarde bebês que garantem a continuação da espécie.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mico-Estrela ou Sagui (Callithrix penicillata)

Apresentam cabeça escura (pelagem preta ou marrom) com uma mancha típica da espécie na testa. Apresentam também tufos pretos na orelha característicos da espécie. Chegam a medir até 30 cm de comprimento. A cauda, medindo 35 cm, é usada para manter o equilíbrio do animal nas árvores. Os dentes inferiores são alongados e servem para perfurar o tronco de árvores e retirar a goma. São considerados evoluídos tanto morfologicamente quanto ecologicamente uma vez que o dente do ciso, presente nos demais primatas, é ausente na espécie. Os membros superiores são mais curtos que os inferiores, e apresentam unhas em forma de garras. Chegam a pesar pouco mais que 230 gramas. A coloração é em geral acinzentada, e a cauda apresenta listras brancas e pretas intercaladas.Estes indivíduos são muito curiosos podem ser vistos na Cabruca da UESC se observar com atenção.